Avaliação das Condições Físico-Construtivas e de Desempenho de uma Edificação Estruturada em Aço. Estudo de Caso: Prédio da EM da UFOP

Publicada em 30/11/2006

Discente: Rovadávia Aline de Jesus Ribas

A construção industrializada em aço, promessa de solução racional para a construção civil no que diz respeito à otimização de prazos, redução de mão de obra, diminuição de desperdícios e obtenção de qualidade final, aliada às exigências relativas à conservação de energia e conforto humano das edificações, aponta para projetos que apresentam um desempenho global adequado. O conforto interno de um ambiente construído, em relação às condições térmicas e à transmissão de ruído, está na adequação do sistema de fechamento (externo e interno) da edificação, além de um projeto arquitetônico que aproveite de forma eficiente as condições climáticas locais. Vê-se com freqüência a aplicação de sistemas de fechamentos convencionais em alvenaria em edificações em aço, o que é problemático e contraditório, pois são sistemas que possuem tempos de execução desproporcionais e interfaces construtivas de solução delicada. Desse modo, é imperativo análises constantes, que possam promover o desenvolvimento dos sistemas de fechamento. Nesse trabalho avaliam-se a concepção estrutural e suas interferências no processo construtivo e na utilização do prédio da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, que é uma edificação estruturada em aço com sistema de fechamento externo constituído por sistemas convencionais (alvenaria e vidro). Por meio de uma investigação exploratória, levantamento fotográfico e coleta de dados, faz-se um mapeamento a respeito das condições físico-construtivas da edificação e de sua manutenção. Identificam-se os problemas que surgiram durante o uso, as patologias existentes e as causas das mesmas. Com os dados obtidos chega-se a uma avaliação qualitativa da construção, de sua condição de manutenção e das causas que contribuíram para o aparecimento das patologias. Considerando-se o processo de projeto e construtivo utilizados e o estado de manutenção, soluções para correção das patologias e uma adequada manutenção são discutidas e apresentadas. Faz-se também uma avaliação do desempenho térmico do sistema de fechamento utilizado, por meio de uma simulação computacional detalhada e medições experimentais in loco, levando em conta as condições de ventilação natural. Observa-se pelos resultados obtidos que a edificação responde de forma adequada às interações térmicas com o meio externo e somente em condições extremas (de frio e/ou calor) haveria necessidade de uma intervenção mecânica de aquecimento e/ou resfriamento, somente em algumas horas do período. Palavras-chaves: Edificação estruturada em aço. Patologia. Desempenho. Concepção estrutural. Avaliação pós-uso.

- Henor Artur de Souza

Prof. Dr. Henor Artur de Souza (Orientador/UFOP)
Profa. Dra. Arlene Maria Sarmanho Freitas(UFOP)
Profa. Dra. Rosina Trevisan Martins Ribeiro (UFRJ)