Análise teórico-experimental de ligações metálicas soldadas entre coluna em perfil tubular circular e viga em perfil de seção transversal “I”.

Publicada em 16/03/2011

Discente: Sylvia Letizia Ferrarezi Reis

Neste trabalho é apresentado um estudo de ligações soldadas formadas por coluna tubular sem costura de seção transversal circular e viga em aço de seção transversal tipo “I”. Para este estudo foram desenvolvidas análise experimental, teórica e numérica das ligações. Os ensaios experimentais foram realizados em protótipos em escala real, com a geometria definida através de estudos de esbeltez, resistência e rigidez. Os ensaios experimentais foram realizados no Laboratório de Estruturas “Prof. Altamiro Tibiriçá Dias” do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os ensaios dos protótipos da ligação visaram a obtenção do comportamento momento-rotação, carga última e modo de colapso da ligação e a comparação destes com modelos teóricos e numéricos, o que permitiu a classificação da ligação quanto a sua rigidez. As análises teóricas foram realizadas a partir das prescrições de norma. A análise numérica em elementos finitos envolveu a geração e análise de modelos calibrados a partir dos resultados obtidos nos ensaios experimentais. O modelo numérico foi constituído de forma que representasse o comportamento e a capacidade de carga das ligações ensaiadas experimentalmente bem como a determinação de sua rigidez. As ligações ensaiadas apresentaram como modo de falha a plastificação da face da coluna. Os resultados obtidos experimentalmente mostraram boa convergência com os resultados numéricos e teóricos e sugestão de ajuste das prescrições é proposto.

- Arlene Maria Cunha Sarmanho
- Geraldo Donizetti de Paula